quarta-feira, 29 de abril de 2009

Divagando por Oświęcim - Auschwitz

Tempo de Páscoa, de férias e de receber Amigos :-)
Após uma visita pelos encantos Varsovianos, demos um pulinho a Zakopane e fomos recebidos com um lindo sorriso, da minha querida Beata. Todos já sabem como adorei a neve e as montanhas de Zakopane em pleno Inverno e nem imaginam como adorei revê-las, ainda com seus cumes brancos!!! O tempo passou depressa, mas foi encantandor dormir numa daquelas casinhas de madeira e adormecer ao som do rio a correr, tal qual uma Heidi!

O rumo levou-nos, de seguida, até Cracóvia desta vez cheia de turistas e bem movimentada, já com esplanadas, que nos convidam a receber a Primavera solarenga.

Este meu regresso a terras cracovianas, esteve relacionado com a riqueza histórica desta cidade, deste país, que me acolhe. De facto, a História Universal remete-nos para uma época, que muitos preferiam esquecer e, tanto assim é, que poderão certamente ver nos mais diversos filmes e documentários...as coisas que pude ver ao vivo, de um passado triste, que assolou estas terras, um passado conhecido como Holocausto, que sombriamente é recordado.
Já visitei muitos Museus, mas nunca havia presenciado um silêncio tão sepulcral como este...hesitei tecer aqui quaisquer comentários, mas sendo algo que me tocou profundamente, não faria sentido não fazê-lo, afinal porque em tempo de Páscoa, em que se celebra o renascer e a vida...é importante lembrar com alegria os que sobreviveram.

Poderia contar-vos vários pormenores sobre os campos de concentração, que visitei na pequena cidade de Oświęcim, mais conhecida mundialmente, pelo seu nome alemão Auschwitz, a cerca de 50 km de Cracóvia. No entanto, prefiro que vejam filmes como a Lista de Schindler , O Pianista ou quiçá ver com os próprios olhos, visitando também como eu fiz. Não tenham receio, faz parte da nossa herança histórica enquanto seres humanos e é bom saber o que se passou para que não se repitam crimes hediondos como estes.
Por coincidência passado uns dias vi na televisão, uma notícia de 3 senhores, que na infância haviam vivido os horrores dos campos de concetração, cujas lembranças marcadas a ferros, os uniu agora em 2009 para refazer a história desses caminhos da morte, tornando-os CAMINHOS DA VIDA!!!
Essa imagem ficar-me-á para sempre na memória, bem como esta visita e como tal agradeço ter feito este percurso com pessoas que me são tão especiais!
OBRIGADA Daniel, Sara e Paulo!!!

quinta-feira, 9 de abril de 2009

A Primavera chegou...

A Primavera chegou a Varsóvia com todo o esplendor da natureza que renasce dia após dia! As folhinhas começam a surgir num espreguiçar gostoso de quem acorda de uma noite bem dormida. Aos poucos o verde toma conta da paisagem e o calor vai aquecendo os ânimos, furtando sorrisos aos desprevenidos!
E eu dou comigo a sorrir por cada nova flor que descubro, por cada rebento que me capta o olhar... até os ninhos dos corvos, bem defronte da minha janela, me apelam à curiosidade de saber quando nascerão suas crias!
É Primavera... É Páscoa ...
é tempo de festa e alegria, celebremos...

terça-feira, 24 de março de 2009

Divagando… por Tallinn, na Estónia

A minha aventura pela Finlândia teve um gostinho especial, por tudo o que vivi lá, de novo e único, mas também por poder visitar mais um país, a Estónia - novo membro da União Europeia, com a sua linda capital Tallinn. Assim, tudo começou num enorme navio que quebrava, lentamente, o gelado Mar Báltico e após 2 horas agradabilíssimas, ao som de piano e muito confortável, cheguei a essa cidadezinha que me fascinou com suas belas cúpulas e ruas sinuosas.
Nem imaginam, como soube bem subir esses caminhos estreitos, fazendo lembrar as calçadas de Lisboa. De súbito, invadiram-me saudades do mar e das gaivotas, do meu Portugal, de todos vós, que me são tão especiais! Se tudo isso não bastasse para me seduzir, ainda veio a noite com os seus encantos, tornando tudo mais bonito e mágico.
Nem sei como vos dizer o prazer que tive em jantar à luz das velas, bebendo em canecas de barro, num restaurante medieval com tudo a rigor, ao estilo da época. Ao fazer essa viagem pelas águas geladas, senti que recuara no tempo e chegara à terra das damas e cavaleiros destemidos .
Mais uma vez inolvidável!!!

terça-feira, 17 de março de 2009

Divagando… por Helsínquia

As minhas aventuras pela Finlândia também passaram por Helsínquia a sua capital. Estava à espera de uma cidade mais imponente e monumental, mas quando cheguei fiquei muito admirada com a simpatia dos seus habitantes e a sua fantástica fluência no inglês. Nunca me senti perdida nas ruas, uma vez que tive sempre muitos sorrisos complacentes, que me ajudaram a descobrir alguns dos monumentos como a famosa Catedral Uspenski da Igreja Ortodoxa, cuja altivez sóbria contempla a vida quotidiana finlandesa. Esta Catedral foi desenhada por um arquitecto russo e tem a particularidade de ostentar treze cúpulas exteriores que representam Jesus Cristo e os seus apóstolos.

Gostei muito de a ver iluminada com o sol poente. E observada do Golfo da Finlândia, é muito graciosa. Sim, porque ver esta zona do mar Báltico, completamente gelado, é algo inesquecível, bem como ouvir o gelo quebrar face ao peso do navio que me levou a Tallin na Estónia, mas isso fica para o próximo Divagando!

terça-feira, 10 de março de 2009

Divagando… pela Lapónia

A viagem a Rovaniemi, capital da Lapónia, situada no norte da Finlândia, foi uma maravilhosa surpresa! O aeroporto, digno de um Conto de Natal, de tão pequeno e sereno mostrou-nos onde tínhamos chegado – o lugar onde tudo corre às mil maravilhas… não há malas perdidas, nem longas filas, nem confusão, só um lindo sol nos esperava, fazendo a neve cintilar à nossa chegada. A curiosidade aumentava a cada minuto, as expectativas eram muitas e a esperança de ver a Aurora Borealis uma constante. E que sorte tivemos! Sem nos apercebermos ao início, apenas estranhámos duas pequenas manchas multicolores no céu a fazerem lembrar pedacinhos de arco-íris, mas separados! Afinal, tratava-se deste famoso fenómeno óptico composto de um brilho em regiões próximas a zonas polares, que resultam do impacto de partículas de vento solar no campo magnético terrestre, que só é possível ver em certos meses de Inverno e se o céu estiver limpo!
No dia seguinte, logo pela manhã e com 19 graus negativos partimos em direcção à Aldeia do Pai Natal num inesquecível passeio de trenó puxado por duas lindas renas! Bem tento, vos explicar as inúmeras sensações e sentimentos que senti, mas serão sempre ínfimas as palavras para descrever tal momento. A neve pura e alva, sarapintada de raios solares, tornaram extraordinário todo o passeio, num cenário de doces silêncios, entre a natureza humana e a selvagem. Chegados ao destino e já com os pêlos do nariz congelados, (literalmente!!!) fomos muito bem acolhidos na casa quentinha do nosso anfitrião. Recebeu-nos com um sonoro “Moi” (Olá) e até nos surpreendeu com umas palavrinhas em português, como Bom Dia e Obrigado!
Dizem que quem passa o Círculo Polar Ártico, vive mais anos!
Esperemos que sim! Inolvidável!!!
O Natal em Napapiiri é mesmo todos os dias!!!

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Divagando…pela neve em Zakopane

A neve continua em terras polacas… E mais uma vez, com a minha querida amiga Helena, apanhei o comboio, agora em direcção a Zakopane – a capital de Inverno, a sul do País, com suas lindas montanhas. Chegámos ao nascer do dia, depois de uma longa viagem nocturna muito animosa! O cenário parecia saído de um belo “Conto de Inverno” com as suas casinhas de madeira e majestosas árvores repletas de neve…simplesmente lindas! Se eu já andava encantada com a neve, aqui fiquei extremamente deslumbrada!!! Dirigimo-nos ao hotel, todo ele de madeira trabalhada e com uma lareira apetecível, mas como estava a nevar, depressa nos pusemos a caminho do monte Gubałówka. Para lá chegar tivemos de apanhar o funicular, onde na sua estação descobrimos um fantástico mercado com os produtos típicos.
O dia prometia…a neve perdurava, a boa-disposição aumentava e nem imaginam os risos…hilariante! O passeio continuou, assim como o espanto por cada recanto branquinho e já ao início da noite fomos experimentar a gastronomia local num restaurante, que nos alimentou a alma e o corpo. No dia seguinte, acordámos com um lindo dia solarengo, onde a neve adquiriu inúmeros brilhos, que nos iluminavam alegremente. Andámos de trenó, puxadinhas por um cavalinho castanho, que nos levou num gracioso passeio, desde o monte até ao centro da cidade, percorrendo o vale velozmente.
Que óptima experiência!!! Rapidamente chegou a hora do regresso a Varsóvia, mas lá fomos nós, muito felizes pelo fim-de-semana inolvidável! Há na vida momentos assim, únicos e especiais.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Divagando…pela neve em Cracóvia

Krakrów é uma das cidades mais bonitas da Polónia. Situada a sul deste país foi poupada, ao contrário de outras cidades, à destruição da Guerra, tendo assim preservado monumentos históricos de grande interesse. É um local especial e como tal, numa bela madrugada de Inverno, eu e a Paula, Amiga do meu coração e da minha alma, de há 25 anos…de sempre, aventurámo-nos nessa viagem de comboio. A paisagem vaidosa, vestindo seu manto branco, mostrava-se a Aurora que com os seus dedos róseos acordava as florestas alvas.
Chegámos ao destino, quando os primeiros raios de sol tímidos e discretos nos indicaram o caminho…da Praça Principal do Mercado (Rynek Głowny), uma das maiores da Europa, onde há museus muito interessantes, restaurantes e a magnífica Igreja de Santa Maria, onde na torre mais alta se ouve o toque de clarim à hora certa.
Entre a multidão, percorremos as ruas, deambulámos pelos monumentos, deslumbrámo-nos com o artesanato e encontramos um restaurante típico que nos acalentou o apetite e o pensamento.
Durante a tarde descobrimos o Castelo Real de Wawel, uma das residências renascentistas mais fantásticas da Europa Central, cuja vista para o rio Vístula(Wisła) nos deixou encantadas… com a neve, com o sol, com este Inverno Polaco, que nunca se esquece, na melhor das companhias, que é a das pessoas especiais, a dos nossos Amigos.