Após uma visita pelos encantos Varsovianos, demos um pulinho a Zakopane e fomos recebidos com um lindo sorriso, da minha querida Beata. Todos já sabem como adorei a neve e as montanhas de Zakopane em pleno Inverno e nem imaginam como adorei revê-las, ainda com seus cumes brancos!!! O tempo passou depressa, mas foi encantandor dormir numa daquelas casinhas de madeira e adormecer ao som do rio a correr, tal qual uma Heidi!
O rumo levou-nos, de seguida, até Cracóvia desta vez cheia de turistas e bem movimentada, já com esplanadas, que nos convidam a receber a Primavera solarenga.
Este meu regresso a terras cracovianas, esteve relacionado com a riqueza histórica desta cidade, deste país, que me acolhe. De facto, a História Universal remete-nos para uma época, que muitos preferiam esquecer e, tanto assim é, que poderão certamente ver nos mais diversos filmes e documentários...as coisas que pude ver ao vivo, de um passado triste, que assolou estas terras, um passado conhecido como Holocausto, que sombriamente é recordado.
Já visitei muitos Museus, mas nunca havia presenciado um silêncio tão sepulcral como este...hesitei tecer aqui quaisquer comentários, mas sendo algo que me tocou profundamente, não faria sentido não fazê-lo, afinal porque em tempo de Páscoa, em que se celebra o renascer e a vida...é importante lembrar com alegria os que sobreviveram.
Por coincidência passado uns dias vi na televisão, uma notícia de 3 senhores, que na infância haviam vivido os horrores dos campos de concetração, cujas lembranças marcadas a ferros, os uniu agora em 2009 para refazer a história desses caminhos da morte, tornando-os CAMINHOS DA VIDA!!!
Essa imagem ficar-me-á para sempre na memória, bem como esta visita e como tal agradeço ter feito este percurso com pessoas que me são tão especiais!
OBRIGADA Daniel, Sara e Paulo!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário