Uma das vantagens de estar na Europa Central é que podemos tomar o pequeno-almoço em Viena, almoçar em Bratislava e jantar em Budapeste!!!
sexta-feira, 26 de junho de 2009
Bratislava
segunda-feira, 8 de junho de 2009
Divagando por terras polacas e não só...Viena...
quarta-feira, 29 de abril de 2009
Divagando por Oświęcim - Auschwitz
Após uma visita pelos encantos Varsovianos, demos um pulinho a Zakopane e fomos recebidos com um lindo sorriso, da minha querida Beata. Todos já sabem como adorei a neve e as montanhas de Zakopane em pleno Inverno e nem imaginam como adorei revê-las, ainda com seus cumes brancos!!! O tempo passou depressa, mas foi encantandor dormir numa daquelas casinhas de madeira e adormecer ao som do rio a correr, tal qual uma Heidi!
O rumo levou-nos, de seguida, até Cracóvia desta vez cheia de turistas e bem movimentada, já com esplanadas, que nos convidam a receber a Primavera solarenga.
Este meu regresso a terras cracovianas, esteve relacionado com a riqueza histórica desta cidade, deste país, que me acolhe. De facto, a História Universal remete-nos para uma época, que muitos preferiam esquecer e, tanto assim é, que poderão certamente ver nos mais diversos filmes e documentários...as coisas que pude ver ao vivo, de um passado triste, que assolou estas terras, um passado conhecido como Holocausto, que sombriamente é recordado.
Já visitei muitos Museus, mas nunca havia presenciado um silêncio tão sepulcral como este...hesitei tecer aqui quaisquer comentários, mas sendo algo que me tocou profundamente, não faria sentido não fazê-lo, afinal porque em tempo de Páscoa, em que se celebra o renascer e a vida...é importante lembrar com alegria os que sobreviveram.
Por coincidência passado uns dias vi na televisão, uma notícia de 3 senhores, que na infância haviam vivido os horrores dos campos de concetração, cujas lembranças marcadas a ferros, os uniu agora em 2009 para refazer a história desses caminhos da morte, tornando-os CAMINHOS DA VIDA!!!
Essa imagem ficar-me-á para sempre na memória, bem como esta visita e como tal agradeço ter feito este percurso com pessoas que me são tão especiais!
OBRIGADA Daniel, Sara e Paulo!!!
quinta-feira, 9 de abril de 2009
A Primavera chegou...
A Primavera chegou a Varsóvia com todo o esplendor da natureza que renasce dia após dia! As folhinhas começam a surgir num espreguiçar gostoso de quem acorda de uma noite bem dormida. Aos poucos o verde toma conta da paisagem e o calor vai aquecendo os ânimos, furtando sorrisos aos desprevenidos!
E eu dou comigo a sorrir por cada nova flor que descubro, por cada rebento que me capta o olhar... até os ninhos dos corvos, bem defronte da minha janela, me apelam à curiosidade de saber quando nascerão suas crias!
É Primavera... É Páscoa ...
é tempo de festa e alegria, celebremos...
terça-feira, 24 de março de 2009
Divagando… por Tallinn, na Estónia
A minha aventura pela Finlândia teve um gostinho especial, por tudo o que vivi lá, de novo e único, mas também por poder visitar mais um país, a Estónia - novo membro da União Europeia, com a sua linda capital Tallinn.
Assim, tudo começou num enorme navio que quebrava, lentamente, o gelado Mar Báltico e após 2 horas agradabilíssimas, ao som de piano e muito confortável, cheguei a essa cidadezinha que me fascinou com suas belas cúpulas e ruas sinuosas.
Nem imaginam, como soube bem subir esses caminhos estreitos, fazendo lembrar as calçadas de Lisboa. De súbito, invadiram-me saudades do mar e das gaivotas, do meu Portugal, de todos vós, que me são tão especiais!
Se tudo isso não bastasse para me seduzir, ainda veio a noite com os seus encantos, tornando tudo mais bonito e mágico.
Nem sei como vos dizer o prazer que tive em jantar à luz das velas, bebendo em canecas de barro, num restaurante medieval com tudo a rigor, ao estilo da época. Ao fazer essa viagem pelas águas geladas, senti que recuara no tempo e chegara à terra das damas e cavaleiros destemidos .
Mais uma vez inolvidável!!! terça-feira, 17 de março de 2009
Divagando… por Helsínquia
As minhas aventuras pela Finlândia também passaram por Helsínquia a sua capital.
Estava à espera de uma cidade mais imponente e monumental, mas quando cheguei fiquei muito admirada com a simpatia dos seus habitantes e a sua fantástica fluência no inglês. Nunca me senti perdida nas ruas, uma vez que tive sempre muitos sorrisos complacentes, que me ajudaram a descobrir alguns dos monumentos como a famosa Catedral Uspenski da Igreja Ortodoxa, cuja altivez sóbria contempla a vida quotidiana finlandesa. Esta Catedral foi desenhada por um arquitecto russo e tem a particularidade de ostentar treze cúpulas exteriores que representam Jesus Cristo e os seus apóstolos.

Gostei muito de a ver iluminada com o sol poente. E observada do Golfo da Finlândia, é muito graciosa. Sim, porque ver esta zona do mar Báltico, completamente gelado, é algo inesquecível, bem como ouvir o gelo quebrar face ao peso do navio que me levou a Tallin na Estónia, mas isso fica para o próximo Divagando!
terça-feira, 10 de março de 2009
Divagando… pela Lapónia
A viagem a Rovaniemi, capital da Lapónia, situada no norte da Finlândia, foi uma maravilhosa surpresa! O aeroporto, digno de um Conto de Natal, de tão pequeno e sereno mostrou-nos onde tínhamos chegado – o lugar onde tudo corre às mil maravilhas… não há malas perdidas, nem longas filas, nem confusão, só um lindo sol nos esperava, fazendo a neve cintilar à nossa chegada.
A curiosidade aumentava a cada minuto, as expectativas eram muitas e a esperança de ver a Aurora Borealis uma constante. E que sorte tivemos! Sem nos apercebermos ao início, apenas estranhámos duas pequenas manchas multicolores no céu a fazerem lembrar pedacinhos de arco-íris, mas separados! Afinal, tratava-se deste famoso fenómeno óptico composto de um brilho em regiões próximas a zonas polares, que resultam do impacto de partículas de vento solar no campo magnético terrestre, que só é possível ver em certos meses de Inverno e se o céu estiver limpo!
No dia seguinte, logo pela manhã e com 19 graus negativos partimos em direcção à Aldeia do Pai Natal num inesquecível passeio de trenó puxado por duas lindas renas!
Bem tento, vos explicar as inúmeras sensações e sentimentos que senti, mas serão sempre ínfimas as palavras para descrever tal momento. A neve pura e alva, sarapintada de raios solares, tornaram extraordinário todo o passeio, num cenário de doces silêncios, entre a natureza humana e a selvagem.
Chegados ao destino e já com os pêlos do nariz congelados, (literalmente!!!) fomos muito bem acolhidos na casa quentinha do nosso anfitrião. Recebeu-nos com um sonoro “Moi” (Olá) e até nos surpreendeu com umas palavrinhas em português, como Bom Dia e Obrigado!
Dizem que quem passa o Círculo Polar Ártico, vive mais anos!
Esperemos que sim! Inolvidável!!!
O Natal em Napapiiri é mesmo todos os dias!!!
Subscrever:
Mensagens (Atom)