quinta-feira, 9 de abril de 2009

A Primavera chegou...

A Primavera chegou a Varsóvia com todo o esplendor da natureza que renasce dia após dia! As folhinhas começam a surgir num espreguiçar gostoso de quem acorda de uma noite bem dormida. Aos poucos o verde toma conta da paisagem e o calor vai aquecendo os ânimos, furtando sorrisos aos desprevenidos!
E eu dou comigo a sorrir por cada nova flor que descubro, por cada rebento que me capta o olhar... até os ninhos dos corvos, bem defronte da minha janela, me apelam à curiosidade de saber quando nascerão suas crias!
É Primavera... É Páscoa ...
é tempo de festa e alegria, celebremos...

terça-feira, 24 de março de 2009

Divagando… por Tallinn, na Estónia

A minha aventura pela Finlândia teve um gostinho especial, por tudo o que vivi lá, de novo e único, mas também por poder visitar mais um país, a Estónia - novo membro da União Europeia, com a sua linda capital Tallinn. Assim, tudo começou num enorme navio que quebrava, lentamente, o gelado Mar Báltico e após 2 horas agradabilíssimas, ao som de piano e muito confortável, cheguei a essa cidadezinha que me fascinou com suas belas cúpulas e ruas sinuosas.
Nem imaginam, como soube bem subir esses caminhos estreitos, fazendo lembrar as calçadas de Lisboa. De súbito, invadiram-me saudades do mar e das gaivotas, do meu Portugal, de todos vós, que me são tão especiais! Se tudo isso não bastasse para me seduzir, ainda veio a noite com os seus encantos, tornando tudo mais bonito e mágico.
Nem sei como vos dizer o prazer que tive em jantar à luz das velas, bebendo em canecas de barro, num restaurante medieval com tudo a rigor, ao estilo da época. Ao fazer essa viagem pelas águas geladas, senti que recuara no tempo e chegara à terra das damas e cavaleiros destemidos .
Mais uma vez inolvidável!!!

terça-feira, 17 de março de 2009

Divagando… por Helsínquia

As minhas aventuras pela Finlândia também passaram por Helsínquia a sua capital. Estava à espera de uma cidade mais imponente e monumental, mas quando cheguei fiquei muito admirada com a simpatia dos seus habitantes e a sua fantástica fluência no inglês. Nunca me senti perdida nas ruas, uma vez que tive sempre muitos sorrisos complacentes, que me ajudaram a descobrir alguns dos monumentos como a famosa Catedral Uspenski da Igreja Ortodoxa, cuja altivez sóbria contempla a vida quotidiana finlandesa. Esta Catedral foi desenhada por um arquitecto russo e tem a particularidade de ostentar treze cúpulas exteriores que representam Jesus Cristo e os seus apóstolos.

Gostei muito de a ver iluminada com o sol poente. E observada do Golfo da Finlândia, é muito graciosa. Sim, porque ver esta zona do mar Báltico, completamente gelado, é algo inesquecível, bem como ouvir o gelo quebrar face ao peso do navio que me levou a Tallin na Estónia, mas isso fica para o próximo Divagando!

terça-feira, 10 de março de 2009

Divagando… pela Lapónia

A viagem a Rovaniemi, capital da Lapónia, situada no norte da Finlândia, foi uma maravilhosa surpresa! O aeroporto, digno de um Conto de Natal, de tão pequeno e sereno mostrou-nos onde tínhamos chegado – o lugar onde tudo corre às mil maravilhas… não há malas perdidas, nem longas filas, nem confusão, só um lindo sol nos esperava, fazendo a neve cintilar à nossa chegada. A curiosidade aumentava a cada minuto, as expectativas eram muitas e a esperança de ver a Aurora Borealis uma constante. E que sorte tivemos! Sem nos apercebermos ao início, apenas estranhámos duas pequenas manchas multicolores no céu a fazerem lembrar pedacinhos de arco-íris, mas separados! Afinal, tratava-se deste famoso fenómeno óptico composto de um brilho em regiões próximas a zonas polares, que resultam do impacto de partículas de vento solar no campo magnético terrestre, que só é possível ver em certos meses de Inverno e se o céu estiver limpo!
No dia seguinte, logo pela manhã e com 19 graus negativos partimos em direcção à Aldeia do Pai Natal num inesquecível passeio de trenó puxado por duas lindas renas! Bem tento, vos explicar as inúmeras sensações e sentimentos que senti, mas serão sempre ínfimas as palavras para descrever tal momento. A neve pura e alva, sarapintada de raios solares, tornaram extraordinário todo o passeio, num cenário de doces silêncios, entre a natureza humana e a selvagem. Chegados ao destino e já com os pêlos do nariz congelados, (literalmente!!!) fomos muito bem acolhidos na casa quentinha do nosso anfitrião. Recebeu-nos com um sonoro “Moi” (Olá) e até nos surpreendeu com umas palavrinhas em português, como Bom Dia e Obrigado!
Dizem que quem passa o Círculo Polar Ártico, vive mais anos!
Esperemos que sim! Inolvidável!!!
O Natal em Napapiiri é mesmo todos os dias!!!

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Divagando…pela neve em Zakopane

A neve continua em terras polacas… E mais uma vez, com a minha querida amiga Helena, apanhei o comboio, agora em direcção a Zakopane – a capital de Inverno, a sul do País, com suas lindas montanhas. Chegámos ao nascer do dia, depois de uma longa viagem nocturna muito animosa! O cenário parecia saído de um belo “Conto de Inverno” com as suas casinhas de madeira e majestosas árvores repletas de neve…simplesmente lindas! Se eu já andava encantada com a neve, aqui fiquei extremamente deslumbrada!!! Dirigimo-nos ao hotel, todo ele de madeira trabalhada e com uma lareira apetecível, mas como estava a nevar, depressa nos pusemos a caminho do monte Gubałówka. Para lá chegar tivemos de apanhar o funicular, onde na sua estação descobrimos um fantástico mercado com os produtos típicos.
O dia prometia…a neve perdurava, a boa-disposição aumentava e nem imaginam os risos…hilariante! O passeio continuou, assim como o espanto por cada recanto branquinho e já ao início da noite fomos experimentar a gastronomia local num restaurante, que nos alimentou a alma e o corpo. No dia seguinte, acordámos com um lindo dia solarengo, onde a neve adquiriu inúmeros brilhos, que nos iluminavam alegremente. Andámos de trenó, puxadinhas por um cavalinho castanho, que nos levou num gracioso passeio, desde o monte até ao centro da cidade, percorrendo o vale velozmente.
Que óptima experiência!!! Rapidamente chegou a hora do regresso a Varsóvia, mas lá fomos nós, muito felizes pelo fim-de-semana inolvidável! Há na vida momentos assim, únicos e especiais.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Divagando…pela neve em Cracóvia

Krakrów é uma das cidades mais bonitas da Polónia. Situada a sul deste país foi poupada, ao contrário de outras cidades, à destruição da Guerra, tendo assim preservado monumentos históricos de grande interesse. É um local especial e como tal, numa bela madrugada de Inverno, eu e a Paula, Amiga do meu coração e da minha alma, de há 25 anos…de sempre, aventurámo-nos nessa viagem de comboio. A paisagem vaidosa, vestindo seu manto branco, mostrava-se a Aurora que com os seus dedos róseos acordava as florestas alvas.
Chegámos ao destino, quando os primeiros raios de sol tímidos e discretos nos indicaram o caminho…da Praça Principal do Mercado (Rynek Głowny), uma das maiores da Europa, onde há museus muito interessantes, restaurantes e a magnífica Igreja de Santa Maria, onde na torre mais alta se ouve o toque de clarim à hora certa.
Entre a multidão, percorremos as ruas, deambulámos pelos monumentos, deslumbrámo-nos com o artesanato e encontramos um restaurante típico que nos acalentou o apetite e o pensamento.
Durante a tarde descobrimos o Castelo Real de Wawel, uma das residências renascentistas mais fantásticas da Europa Central, cuja vista para o rio Vístula(Wisła) nos deixou encantadas… com a neve, com o sol, com este Inverno Polaco, que nunca se esquece, na melhor das companhias, que é a das pessoas especiais, a dos nossos Amigos.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Divagando…pela neve(parte 1)

A minha ausência, neste blog, deveu-se a estar a viver em plenitude as terras polacas para depois, de forma realística, passar em palavras um pouco dos sentimentos e das experiências. A neve tem sido uma constante nas últimas semanas, o que me tem deixado extremamente deslumbrada! Em Janeiro, mês em que celebrei o meu aniversário, tive a alegria de ter cá uma amiga muito especial, de há 25 anos para juntas vivermos dias inesquecíveis em belos mantos brancos!
Nem imaginam como fiquei impressionada quando cheguei ao Jardim de Willanów, cujas fotografias vos mostrei no passado Outono, e vi os belos lagos, onde nadavam alegremente patinhos, completamente gelados!!!
Lindo de se ver! Andei, heroicamente por cima dessa camada gelada, mas confesso sempre com o receio que alguma parte desse de si, quebrando! Fiz um boneco de neve, atirei bolas e fotografei a natureza no seu mais requintado fato de Inverno. Enfim…vivi momentos únicos e irreversíveis…divagando pela neve e em boa companhia!