A Di continua, quotidianamente, a descobrir as iguarias polacas, das quais destaca desta vez a famosíssima chocolateria E. Wedel, pelos seus deliciosos chocolates de imensas formas, feitios e sabores.
Fundada em 1851 por Karol Ernest Wedel ficou conhecida pela assinatura deste senhor.
Os seus produtos (bombons, bolachas e outras delícias de chocolate) são conhecidos por toda a Europa Central e de Leste. Existem, ainda, várias lojas onde se podem comprar estas doçarias ou sentar ao som de uma música suave, que nos leva a observar cada canto e recanto das salas elegantes e muito acolhedoras. E foi , exactamente, o que fiz num dia de chuva miudinha, tão própria destas tardes Outonais. Assim, de alma molhada, entrei neste mundo mágico de um outro tempo e deixei-me enlevar pela música clássica, aquecendo-me com um delicioso chocolate quente. E nesse ambiente tão confortável, escrevi os meus primeiros postais com destino a Portugal, cheios de recordações bem docinhas.
terça-feira, 14 de outubro de 2008
domingo, 5 de outubro de 2008
Um dia cinzento, como tantos outros de um Outono repleto de cores quentes, mantos dourados, castanhos de folhas que aconchegam a terra húmida e fria, levou a Di a percorrer esses caminhos até a um mundo de outrora… chegada ao século XVIII descobriu, nessas caminhadas domingueiras, o Pałac Królikarnia, que traduzindo significa “gaiola de coelho”, esse nome invulgar deve-se ao facto de se erguer no local de uma quinta de coelhos e de uma coutada que pertenceram a Augusto III. Este palacete neoclássico situa-se num belo jardim, na encosta da escarpa do Bairro Mokotów.
Um belo passeio só poderia terminar com uma bela festinha de rua adocicada com música popular, nem a chuva impediu o convívio.
Mais uma lição cultural que a Di aprendeu:
a chuva não afugenta a alegria em terras polacas!!!
Ó lindo Outono
Que é que tu nos dás?
Uvas e Castanhas
Ó terim tim tim
e belas maçãs.
Ó lindo Outono
Dás também as chuvas
Vêm as desfolhadas
Ó terim tim tim
Acabam-se as uvas...
Cantorias Outonais com os meus meninos
Divagando…pela gastronomia polaca
A Di andava curiosa com as especialidades gastronómicas da Polónia, ou mais concretamente de Varsóvia, e assim juntamente com a sua homónima de profissão, foi à procura das iguarias autóctones.
O destino, às vezes, reserva-nos belíssimas surpresas e como tal, inocentemente encontrámos a Pierrogeria, pelos vistos conceituada como a melhor casa de Pierogi da Stare Miasto (Cidade Velha), onde nos serviram esses raviólis recheados com cogumelos e salsichas, acompanhados de deliciosos molhos, bem quentinhos e gostosos para aquecer este frio outonal que se vem instalando devagarinho.
Na Zdrowie…
brindámos ao nosso lindo Portugal!
quarta-feira, 1 de outubro de 2008
Pierogi ...
Divagando… Pela minha salinha de estudo, onde as palavras são como um cristal… como nos dizia Eugénio de Andrade.
A Língua Portuguesa percorreu 3334 km de Lisboa até Varsóvia foi-se instalando aos poucos nas paredes, vestindo-as de diferentes tonalidades, acomodou-se atrevidamente na mesa e na caixinha mágica dos livros… entre leituras, riscos e rabiscos, foi-se mostrando, vaidosa e airosa… escrevendo, gramaticando, palavreando…
Bem-vindos
Subscrever:
Mensagens (Atom)