sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Divagando…pela neve em Zakopane

A neve continua em terras polacas… E mais uma vez, com a minha querida amiga Helena, apanhei o comboio, agora em direcção a Zakopane – a capital de Inverno, a sul do País, com suas lindas montanhas. Chegámos ao nascer do dia, depois de uma longa viagem nocturna muito animosa! O cenário parecia saído de um belo “Conto de Inverno” com as suas casinhas de madeira e majestosas árvores repletas de neve…simplesmente lindas! Se eu já andava encantada com a neve, aqui fiquei extremamente deslumbrada!!! Dirigimo-nos ao hotel, todo ele de madeira trabalhada e com uma lareira apetecível, mas como estava a nevar, depressa nos pusemos a caminho do monte Gubałówka. Para lá chegar tivemos de apanhar o funicular, onde na sua estação descobrimos um fantástico mercado com os produtos típicos.
O dia prometia…a neve perdurava, a boa-disposição aumentava e nem imaginam os risos…hilariante! O passeio continuou, assim como o espanto por cada recanto branquinho e já ao início da noite fomos experimentar a gastronomia local num restaurante, que nos alimentou a alma e o corpo. No dia seguinte, acordámos com um lindo dia solarengo, onde a neve adquiriu inúmeros brilhos, que nos iluminavam alegremente. Andámos de trenó, puxadinhas por um cavalinho castanho, que nos levou num gracioso passeio, desde o monte até ao centro da cidade, percorrendo o vale velozmente.
Que óptima experiência!!! Rapidamente chegou a hora do regresso a Varsóvia, mas lá fomos nós, muito felizes pelo fim-de-semana inolvidável! Há na vida momentos assim, únicos e especiais.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Divagando…pela neve em Cracóvia

Krakrów é uma das cidades mais bonitas da Polónia. Situada a sul deste país foi poupada, ao contrário de outras cidades, à destruição da Guerra, tendo assim preservado monumentos históricos de grande interesse. É um local especial e como tal, numa bela madrugada de Inverno, eu e a Paula, Amiga do meu coração e da minha alma, de há 25 anos…de sempre, aventurámo-nos nessa viagem de comboio. A paisagem vaidosa, vestindo seu manto branco, mostrava-se a Aurora que com os seus dedos róseos acordava as florestas alvas.
Chegámos ao destino, quando os primeiros raios de sol tímidos e discretos nos indicaram o caminho…da Praça Principal do Mercado (Rynek Głowny), uma das maiores da Europa, onde há museus muito interessantes, restaurantes e a magnífica Igreja de Santa Maria, onde na torre mais alta se ouve o toque de clarim à hora certa.
Entre a multidão, percorremos as ruas, deambulámos pelos monumentos, deslumbrámo-nos com o artesanato e encontramos um restaurante típico que nos acalentou o apetite e o pensamento.
Durante a tarde descobrimos o Castelo Real de Wawel, uma das residências renascentistas mais fantásticas da Europa Central, cuja vista para o rio Vístula(Wisła) nos deixou encantadas… com a neve, com o sol, com este Inverno Polaco, que nunca se esquece, na melhor das companhias, que é a das pessoas especiais, a dos nossos Amigos.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Divagando…pela neve(parte 1)

A minha ausência, neste blog, deveu-se a estar a viver em plenitude as terras polacas para depois, de forma realística, passar em palavras um pouco dos sentimentos e das experiências. A neve tem sido uma constante nas últimas semanas, o que me tem deixado extremamente deslumbrada! Em Janeiro, mês em que celebrei o meu aniversário, tive a alegria de ter cá uma amiga muito especial, de há 25 anos para juntas vivermos dias inesquecíveis em belos mantos brancos!
Nem imaginam como fiquei impressionada quando cheguei ao Jardim de Willanów, cujas fotografias vos mostrei no passado Outono, e vi os belos lagos, onde nadavam alegremente patinhos, completamente gelados!!!
Lindo de se ver! Andei, heroicamente por cima dessa camada gelada, mas confesso sempre com o receio que alguma parte desse de si, quebrando! Fiz um boneco de neve, atirei bolas e fotografei a natureza no seu mais requintado fato de Inverno. Enfim…vivi momentos únicos e irreversíveis…divagando pela neve e em boa companhia!