sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Nevando

Há sempre uma primeira vez para tudo... e hoje a novidade foi a neve...pura, branca e louca no seu deambular. Apareceu, inesperadamente, bela e leve, desafiando o sol que não se escondeu perante tal atrevimento!
À noite, quando o astro-rei se retirou, voltou com mais esplendor, cobrindo as terras com seu alvo manto e clareando a noite que adormecia Varsóvia.
Um momento especial...gravado em fotos... que é pouco, perto da imagem real, linda e única!
Divagando entre floquinhos de neve cintilantes...

domingo, 16 de novembro de 2008

Divagando…pelas praças de Varsóvia

A Di gosta muito destas fotos, pela sorte que teve em contemplar este céu azul, tão raro nas últimas semanas. Mas neste domingo solarengo, aproveitou e foi conhecer melhor a Cidade Velha, mais concretamente a famosa Plac Zamkowy, onde se ergue a estátua secular mais antiga de Varsóvia, que resistiu heroicamente às Guerras Mundiais. Este monumento ergue-se a 22m de altura e tem a figura majestosa do Rei Sigismundo III, é um dos locais mais visitados nesta praça riquíssima em história, não só polaca, mas também mundial. Logo ao lado podemos, encontrar o Castelo Real (Zamek Królewski), que infelizmente foi totalmente destruído durante a Segunda Guerra Mundial e reconstruído em 1988. Ao observar o edifício, pensei como o povo polaco sofreu e se tornou forte, reconstruindo este espantoso monumento, a cidade e todo um país. É motivo de orgulho de qualquer cidadão do mundo.
Divagando pela história, aprendendo e valorizando as gentes da Polónia!

domingo, 9 de novembro de 2008

Divagando entre os esquilos e a natureza

Voltei... com mais um pouco de mim e da Polónia. A minha ausência deveu-se ao contacto mais intenso com a cidade onde vivo, já não tanto como visitante, mas como moradora que se interessa por conhecer mais a história de cada pedra, de cada rua, de cada lugar... hoje vou falar de um dos lugares mais agradáveis de Varsóvia, o Parque Lazienki. Assim, que entramos contemplamos o magnífico monumento a Chopin, compositor polaco, mundialmente reconhecido. A grandeza da sua estátua tem como pano de fundo o arvoredo alto e frondoso, que em dias outonais pinta-se de cores quentes. Os jardins estão cuidadosamente
tratados e fazem-nos sentir bem só de respirar o ambiente que os rodeia. Passeando por este parque, vamos descobrindo monumentos fantásticos como o Palácio sobre a Água, o Templo da Sibila e a Estufa Nova.
Mas para mim, o melhor foi mesmo o contacto com os esquilos. A curiosidade de vê-los mais de perto, trouxe-me uma bela surpresa, afinal estes animais tão fofos, não são nada tímidos, pelo menos aqui onde têm um contacto diário com centenas de humanos. Adoraram a minha máquina fotográfica, creio que a confundiram com uma noz gigante, pelos olhos regaladinhos e pela enorme vontade de me perseguir...vejam pelas fotos...nem toda a gente consegue a foto de um esquilo tão próximo, podem acreditar!
E descobri, desta maneira intensa, que gosto muito de esquilos, mas quando estão mais longe e posso contemplá-los sossegadinha!