quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Stare Miasto

Domingo, dia de descanso e, para mim, de passeio. Assim, que meus olhos contemplaram a rua, nos seus tons de amarelo, laranja e castanho logo me apressei a procurar novas aventuras. Dzien Dobry, apeteceu-me dizer a todos os que por mim passavam, mas disse-o, apenas, com um grande sorriso, ao senhor a quem comprei os raminhos de flores, um para alegrar a salinha de estudo, outro para oferecer à minha querida Beata, uma amiga polaca, que muito me tem ajudado. Hoje fomos as duas a Stare Miasto (Cidade Velha), onde se destaca a Praça Rynek Starego Miasta rodeada por casas reconstruídas depois da Segunda Guerra Mundial e a Sereia (Syrenka) protectora da cidade. É um local animado, onde os turistas e os locais procuram passar momentos agradáveis. Também nós, numa bela casa de Chá! A decoração, um tanto ou quanto Hollywoodesca, fez-me pensar como é bom viver esta diferença cultural, em que dá vontade de tirar fotografias a tudo, até às maravilhosas pegas que mantêm o chá quente. Passeámos um pouco e pude contemplar a famosa Barbacã, uma das poucas muralhas europeias, em que a parte antiga ainda sobrevive. Foi erigida em 1548 e destinava-se a defender a Porta Nowomiejska.
Divagando e aprendendo…
Divagando… Mais uma semana passou entre o cinza e a chuva miudinha, avisando que o Outono espreita em cada folhinha que cai. O frio já se faz sentir e a Di apanhou o seu primeiro susto, o edema de Quincke, mas foi muito bem tratada e já está de perfeita saúde! Entretanto, andou a deambular pelas ruas de frondosas árvores e, felizmente, deparou-se com o belo Palaç Willanów. Um monumento do final do Séc.XVII, que serviu como residência de Verão do Rei Jana III Sobieski. Este belo palácio está rodeado por magníficos jardins, em que os lagos e seus nenúfares são como um quadro vivo de Monet.
Simplesmente, lindo!

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Warszawa...Dzien Dobry!

A Di aventurou-se em terras polacas, mais concretamente em Varsóvia, ou como os seus habitantes dizem, Warszawa. A língua não é nada fácil, mas se dissermos Dzién Dobry (Bom dia) com um grande sorriso, a língua torna-se universal. É mesmo verdade! Foi assim que consegui apanhar o autocarro 117, com direito a desenho e tudo. Na próxima semana contar-vos-ei mais pormenores, hoje deixo apenas as fotos da rua onde estou a morar, Ulica Sobieskiego, num belo 10º andar com direito a uma vista fantástica.
7 de Setembro de 2008
Há dias felizes...e eu posso dizer que há voos felizes, em que tudo corre pelo melhor! Os receios de malas extraviadas...de longas esperas...foram infundadas. Sim, porque o voo Lisbon/ Brussels e Brussels /Warsaw aterrou antes da hora prevista, as malas chegaram ao seu destino e a Beata com seu lindo sorriso esperava a Di. Até o sol tímido espreitou para dar as boas-vindas num calor apetecível.
Assim começa a aventura...
Divagando por terras polacas...