sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Divagando…pela neve em Zakopane

A neve continua em terras polacas… E mais uma vez, com a minha querida amiga Helena, apanhei o comboio, agora em direcção a Zakopane – a capital de Inverno, a sul do País, com suas lindas montanhas. Chegámos ao nascer do dia, depois de uma longa viagem nocturna muito animosa! O cenário parecia saído de um belo “Conto de Inverno” com as suas casinhas de madeira e majestosas árvores repletas de neve…simplesmente lindas! Se eu já andava encantada com a neve, aqui fiquei extremamente deslumbrada!!! Dirigimo-nos ao hotel, todo ele de madeira trabalhada e com uma lareira apetecível, mas como estava a nevar, depressa nos pusemos a caminho do monte Gubałówka. Para lá chegar tivemos de apanhar o funicular, onde na sua estação descobrimos um fantástico mercado com os produtos típicos.
O dia prometia…a neve perdurava, a boa-disposição aumentava e nem imaginam os risos…hilariante! O passeio continuou, assim como o espanto por cada recanto branquinho e já ao início da noite fomos experimentar a gastronomia local num restaurante, que nos alimentou a alma e o corpo. No dia seguinte, acordámos com um lindo dia solarengo, onde a neve adquiriu inúmeros brilhos, que nos iluminavam alegremente. Andámos de trenó, puxadinhas por um cavalinho castanho, que nos levou num gracioso passeio, desde o monte até ao centro da cidade, percorrendo o vale velozmente.
Que óptima experiência!!! Rapidamente chegou a hora do regresso a Varsóvia, mas lá fomos nós, muito felizes pelo fim-de-semana inolvidável! Há na vida momentos assim, únicos e especiais.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Divagando…pela neve em Cracóvia

Krakrów é uma das cidades mais bonitas da Polónia. Situada a sul deste país foi poupada, ao contrário de outras cidades, à destruição da Guerra, tendo assim preservado monumentos históricos de grande interesse. É um local especial e como tal, numa bela madrugada de Inverno, eu e a Paula, Amiga do meu coração e da minha alma, de há 25 anos…de sempre, aventurámo-nos nessa viagem de comboio. A paisagem vaidosa, vestindo seu manto branco, mostrava-se a Aurora que com os seus dedos róseos acordava as florestas alvas.
Chegámos ao destino, quando os primeiros raios de sol tímidos e discretos nos indicaram o caminho…da Praça Principal do Mercado (Rynek Głowny), uma das maiores da Europa, onde há museus muito interessantes, restaurantes e a magnífica Igreja de Santa Maria, onde na torre mais alta se ouve o toque de clarim à hora certa.
Entre a multidão, percorremos as ruas, deambulámos pelos monumentos, deslumbrámo-nos com o artesanato e encontramos um restaurante típico que nos acalentou o apetite e o pensamento.
Durante a tarde descobrimos o Castelo Real de Wawel, uma das residências renascentistas mais fantásticas da Europa Central, cuja vista para o rio Vístula(Wisła) nos deixou encantadas… com a neve, com o sol, com este Inverno Polaco, que nunca se esquece, na melhor das companhias, que é a das pessoas especiais, a dos nossos Amigos.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Divagando…pela neve(parte 1)

A minha ausência, neste blog, deveu-se a estar a viver em plenitude as terras polacas para depois, de forma realística, passar em palavras um pouco dos sentimentos e das experiências. A neve tem sido uma constante nas últimas semanas, o que me tem deixado extremamente deslumbrada! Em Janeiro, mês em que celebrei o meu aniversário, tive a alegria de ter cá uma amiga muito especial, de há 25 anos para juntas vivermos dias inesquecíveis em belos mantos brancos!
Nem imaginam como fiquei impressionada quando cheguei ao Jardim de Willanów, cujas fotografias vos mostrei no passado Outono, e vi os belos lagos, onde nadavam alegremente patinhos, completamente gelados!!!
Lindo de se ver! Andei, heroicamente por cima dessa camada gelada, mas confesso sempre com o receio que alguma parte desse de si, quebrando! Fiz um boneco de neve, atirei bolas e fotografei a natureza no seu mais requintado fato de Inverno. Enfim…vivi momentos únicos e irreversíveis…divagando pela neve e em boa companhia!

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Divagando…pelo Natal na Polónia

O Natal chegou finalmente a Varsóvia… instalou-se nas ruas, na salinha de estudo das aulas de Língua Portuguesa e nos sorrisos das crianças, olhando para a árvore de Natal gigantesca na Praça do Castelo Real, já toda iluminada! Para uma portuguesinha como eu, o espírito natalício tardou a chegar às terras polacas, mas verdade seja dita, aqui o Natal tem ainda muito do sentido original do nascimento de Cristo, mais discreto e mais familiar.
Aos poucos e com muita influência das restantes capitais europeias Varsóvia aderiu às iluminações das ruas principais, e pelo que me contam este ano superam as do ano passado, em quantidade e qualidade! Dizem que uma imagem vale mais do que mil palavras, mas as fotografias não fazem jus às imagens reais, deixo-vos um pouco do espírito natalício polaco, desejando a todos um DOCE E FELIZ NATAL!!!
O meu será, certamente, muito especial por estar de novo em Portugal… quando estamos longe, tudo nos é tão querido!
Wesołich Świąt!!!

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Nevando

Há sempre uma primeira vez para tudo... e hoje a novidade foi a neve...pura, branca e louca no seu deambular. Apareceu, inesperadamente, bela e leve, desafiando o sol que não se escondeu perante tal atrevimento!
À noite, quando o astro-rei se retirou, voltou com mais esplendor, cobrindo as terras com seu alvo manto e clareando a noite que adormecia Varsóvia.
Um momento especial...gravado em fotos... que é pouco, perto da imagem real, linda e única!
Divagando entre floquinhos de neve cintilantes...

domingo, 16 de novembro de 2008

Divagando…pelas praças de Varsóvia

A Di gosta muito destas fotos, pela sorte que teve em contemplar este céu azul, tão raro nas últimas semanas. Mas neste domingo solarengo, aproveitou e foi conhecer melhor a Cidade Velha, mais concretamente a famosa Plac Zamkowy, onde se ergue a estátua secular mais antiga de Varsóvia, que resistiu heroicamente às Guerras Mundiais. Este monumento ergue-se a 22m de altura e tem a figura majestosa do Rei Sigismundo III, é um dos locais mais visitados nesta praça riquíssima em história, não só polaca, mas também mundial. Logo ao lado podemos, encontrar o Castelo Real (Zamek Królewski), que infelizmente foi totalmente destruído durante a Segunda Guerra Mundial e reconstruído em 1988. Ao observar o edifício, pensei como o povo polaco sofreu e se tornou forte, reconstruindo este espantoso monumento, a cidade e todo um país. É motivo de orgulho de qualquer cidadão do mundo.
Divagando pela história, aprendendo e valorizando as gentes da Polónia!

domingo, 9 de novembro de 2008

Divagando entre os esquilos e a natureza

Voltei... com mais um pouco de mim e da Polónia. A minha ausência deveu-se ao contacto mais intenso com a cidade onde vivo, já não tanto como visitante, mas como moradora que se interessa por conhecer mais a história de cada pedra, de cada rua, de cada lugar... hoje vou falar de um dos lugares mais agradáveis de Varsóvia, o Parque Lazienki. Assim, que entramos contemplamos o magnífico monumento a Chopin, compositor polaco, mundialmente reconhecido. A grandeza da sua estátua tem como pano de fundo o arvoredo alto e frondoso, que em dias outonais pinta-se de cores quentes. Os jardins estão cuidadosamente
tratados e fazem-nos sentir bem só de respirar o ambiente que os rodeia. Passeando por este parque, vamos descobrindo monumentos fantásticos como o Palácio sobre a Água, o Templo da Sibila e a Estufa Nova.
Mas para mim, o melhor foi mesmo o contacto com os esquilos. A curiosidade de vê-los mais de perto, trouxe-me uma bela surpresa, afinal estes animais tão fofos, não são nada tímidos, pelo menos aqui onde têm um contacto diário com centenas de humanos. Adoraram a minha máquina fotográfica, creio que a confundiram com uma noz gigante, pelos olhos regaladinhos e pela enorme vontade de me perseguir...vejam pelas fotos...nem toda a gente consegue a foto de um esquilo tão próximo, podem acreditar!
E descobri, desta maneira intensa, que gosto muito de esquilos, mas quando estão mais longe e posso contemplá-los sossegadinha!